Autenticidade e planejamento: Dez dicas para melhorar a performance em vendas

Para iniciar a grade de programação, que teve a analista de Mercado da Unimed Ferj, Evelyn Casaca, como condutora do evento, foi realizada a palestra “Vendas, uma combinação de arte e processo”, ministrada pelo fundador e CEO da Inception Training, Lucas Silveira, que apresentou dez dicas que fazem a diferença nas vendas, uma coletânea do seu aprendizado ao longo de 20 anos de experiência em vendas e marketing. 

Segundo o palestrante, o mundo precisa de uma nova abordagem sobre negócios e vendas, já que os resultados dependem das pessoas e não das máquinas. “O mundo trata muita gente como máquina e isso é prejudicial. A inteligência emocional, a saúde mental e a produtividade estratégica são habilidades comportamentais desejadas nos profissionais, mas muitas pessoas estão infelizes no trabalho. Isso precisa mudar!”, comentou Silveira, que falou da dualidade de pensamentos para as vendas. 

“Temos o propósito versus o foco em resultados. Em vendas, técnicas de fechamento baratas não funcionam. Falar sobre o assunto não quer dizer ‘vendedor chato’ ou um ‘tirador de pedidos’. Não significa ser agressivo ou manipulador. Isso vale para a tecnologia, pois não podemos achar que a inteligência artificial resolverá tudo. Vender significa conversar com amigos, na busca pela resolução de um problema. Ser um bom profissional de vendas não é tão simples. Fazer negócio é uma combinação entre arte e processos”. 

Neste contexto, o CEO apresentou dez tópicos fundamentais para o profissional se tornar um bom vendedor. São eles a autenticidade; foco em ajudar o cliente ou empresa; educação e desenvolvimento da empatia genuína e de forma planejada; rede forte e ativa; vendas como um sistema; alavancagem, tornando desde o início o primeiro cliente o primeiro case; capacidade de decisão com emoção; crença no que está vendendo; rabo ou curva de baleia; e combate à perda de propósito.  

Quando questionado sobre os principais passos para um vendedor melhorar sua performance, Lucas mencionou que a genuinidade é o ponto essencial para quem deseja se destacar no mercado. Para alcançar isso, é fundamental criar um ambiente que favoreça essa autenticidade. Depois, citou três pontos: 

“O primeiro passo é ter consciência que o processo de vendas é complexo e não acontece apenas em um mês. A ciência de vendas envolve persuasão, planejamento, contabilidade, estratégia, entre outros. Logo, um profissional precisa estudar todos esses aspectos. O segundo, é ter a consciência da evolução, como uma autoconsciência. É olhar para si mesmo com uma lente externa e expressar de fato os aspectos que precisam ser aprimorados ou não. O último passo é começar a contagiar as outras pessoas. Esse é um papel ativo na nossa formação de ambiente, focada no desenvolvimento, e uma das missões de quem lidera”, concluiu. 

Clique aqui e assista a primeira parte da entrevista com o Lucas Silveira. 

Clique aqui e assista a segunda parte da entrevista com o Lucas Silveira.